Condição Humana na Modernidade 2014

Início » Notícias » Luiz Fernando Scheibe recebe carinho e reconhecimento com prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos

Luiz Fernando Scheibe recebe carinho e reconhecimento com prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos

Notícias da UFSC

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC tem por objetivo principal desenvolver atividades de ensino e pesquisa de caráter interdisciplinar. Iniciou suas atividades no nível de doutorado em 1995, a partir da convergência temática de um grupo de professores-pesquisadores provenientes das disciplinas de Antropologia, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Psicologia e Sociologia. O Programa está reconhecido pela CAPES, tendo recebido NOTA 5 na sua última avaliação (Outubro 2007). Existe disponibilidade para os alunos de um número limitado de bolsas da CAPES, do CNPq e de outras instituições conveniadas.

Grupo de Pesquisa no Lattes

Receba notícias no e-mail

Junte-se a 1.719 outros seguidores

Acessos

  • 16,637 Visitas
Anúncios

30-06-2010 15:23:27 – Luiz Fernando Scheibe recebe carinho e reconhecimento com prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos

Fotos: Maria Luiza Gil / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Com o auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas repleto, o professor Luiz Fernando Scheibe recebeu na noite dessa terça-feira, 29/6, o prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos. Na mesma solenidade, o CFH homenageou outros 15 docentes que em sua trajetória colaboraram com a produção de conhecimentos no campo das ciências humanas, formaram gerações de profissionais, professores e estudiosos.

“Com simplicidade e muito carinho fazemos essa homenagem ao professor Scheibe e a outros pesquisadores que desenvolveram a pesquisa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas”, destacou a diretora da unidade, professora Roselane Neckel.

“Nada foi feito sozinho, contou com a colaboração de diversas pessoas, e muitas estão aqui”, disse o professor Luiz Fernando Scheibe, que também agradeceu a sua família a “força, o amor e o carinho”. Sua esposa, Leda Scheibe, filhos e diversos netos acompanharam a cerimônia prestigiada por estudantes e professores do CFH e de outros centros de ensino.

Em sua fala, Scheibe destacou a importância da visão interdisciplinar na abordagem dos desafios que se colocam para as áreas das humanidades. Ressaltou a importância da criação na UFSC do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Demarcando seu perfil humanista, defendeu o questionamento das visões de mundo que privilegiam capital e lucro e salientou a necessidade de produção de conhecimentos em benefício da sociedade.

O professor defendeu a redefinição das relações de poder e a superação dos preconceitos. Scheibe recuperou a colaboração de colegas pesquisadores do Centro de Filosofia e Ciências Humanas no levantamento de desafios a serem enfrentados no século XXI e lamentou cenários atuais que demonstram o “triunfo de velhas barbáries”.

Citou preocupações clássicas de sua área, a geografia, como o êxodo rural, a pauperização das famílias camponesas, o crescimento desordenado das cidades, as tragédias climáticas, a enganosa defesa de posições individuais para solução de problemas globais, como as mudanças climáticas. E reafirmou a necessidade de assegurar o desenvolvimento humano a partir de uma perspectiva interdisciplinar, da visão de “civilizar a terra” .

O reitor Alvaro Prata parabenizou o Centro de Filosofia e Ciências Humanas por inovar na entrega do prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos, homenageando um conjunto de docentes. Destacou a dedicação de Luiz Fernando Scheibe e lembrou de sua liderança marcante na implantação do recente curso de Geologia da UFSC. Salientou também a visão humanística do professor, seu esforço em defesa das causas sociais e na formação de recursos humanos.

Convidada a falar sobre o colega, a chefe do Departamento de Geociências, professora Ângela da Veiga Beltrame, apresentou a trajetória de Luiz Fernando Scheibe, que nasceu no Rio Grande do Sul e veio para Florianópolis em 1965, para trabalhar no antigo Laboratório de Solos, da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina. Scheibe entrou na UFSC em 1966, como assistente da cadeira de geologia, pouco depois fez concurso e tornou-se professor da instituição, construindo sua trajetória acadêmica e de pesquisador.

Professores homenageados pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas:
– Luiz Fernando Scheibe – Admissão na UFSC: 1966
– Sílvio Coelho dos Santos – Admissão na UFSC: 1961 (in memoriam)
– Gerusa Maria Duarte – Admissão na UFSC: 1969
– Remy José Fontana – Admissão na UFSC: 1976
– Mara Coelho de Souza Lago – Admissão na UFSC: 1969
– Selvino José Assmann – Admissão na UFSC: 1976
– Rafael Raffaelli – Admissão na UFSC: 1980
– Ilse Scherer Warren – Admissão na UFSC: 1983
– Joana Maria Pedro – Admissão na UFSC: 1983
– Esther Jean Langdon – Admissão na UFSC: 1982
– Rafael José de Menezes Bastos – Admissão na UFSC: 1984
– Paulo Henrique Freire Vieira – Admissão na UFSC: 1982
– Maria Bernadete Ramos Flores – Admissão na UFSC: 1987
– Walquíria Krüger Corrêa – Admissão na UFSC: 1984
– Alberto Oscar Cupani – Admissão na UFSC: 1980.

O Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos
Integrado à agenda de comemorações dos 50 anos da Universidade Federal de Santa Catarina, o prêmio é um reconhecimento a docentes da instituição por suas contribuições para o avanço do conhecimento e formação de recursos humanos.

Já foram premiados os professores Raul Antelo (Centro de Comunicação e Expressão), Wagner Figueiredo (Centro de Ciências Físicas e Matemáticas), Markus Vinícius Nahas (Centro de Desportos); Ivete Simionatto (Centro Sócio-Econômico) e Luiz Fernando Scheibe (Centro de Filosofia e Ciências Humanas).

Até o final do ano, mais seis pesquisadores serão homenageados, contemplando os 11 centros de ensino da universidade. A promoção do prêmio é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC.

Mais informações sobre o Prêmio Destaque Pesquisador:
Professor Jorge Mário Campagnolo – Diretor de Projetos de Pesquisa
Fone: 3721-9437
E-mail: campagnolo@reitoria.ufsc.br

Professor Ricardo Rüther – Diretor do Núcleo de Apoio e Acompanhamento
Fone: 3721-9846
E-mail: ruther@reitoria.ufsc.br

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
Fotos: Maria Luiza Gil / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Desafios da Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas

%d blogueiros gostam disto: