Condição Humana na Modernidade 2014

Início » Blog » Ferramentas gratuitas para detectar casos de plágio acadêmico

Ferramentas gratuitas para detectar casos de plágio acadêmico

Notícias da UFSC

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC tem por objetivo principal desenvolver atividades de ensino e pesquisa de caráter interdisciplinar. Iniciou suas atividades no nível de doutorado em 1995, a partir da convergência temática de um grupo de professores-pesquisadores provenientes das disciplinas de Antropologia, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Psicologia e Sociologia. O Programa está reconhecido pela CAPES, tendo recebido NOTA 5 na sua última avaliação (Outubro 2007). Existe disponibilidade para os alunos de um número limitado de bolsas da CAPES, do CNPq e de outras instituições conveniadas.

Grupo de Pesquisa no Lattes

Receba notícias no e-mail

Junte-se a 1.719 outros seguidores

Acessos

  • 16.744 Visitas

 

Ferramentas gratuitas para detectar casos de plágio acadêmico

Com o crescente aumento no número de casos de plágio acadêmico e em uma época em que o “publicar ou perecer” é a lei da selva nas universidades, surge a necessidade de encontrar ferramentas que possibilitem detectar esses casos de desvio de conduta com a menor quantidade de tempo gasto possível.

Existem vários softwares que realizam esta tarefa. A maioria destes softwares, entretanto, é pago ou possui grandes limitações em suas versões gratuitas. Alguns sites também cobram pelo serviço de vasculhar em todos os cantos da internet os possíveis casos de plágio de um trabalho.

Mas existem também ferramentas gratuitas (pelo menos por enquanto) e de boa qualidade. Descrevemos neste artigo três formas de detectar gratuitamente casos de plágio acadêmico nas bases de dados disponíveis na internet.

Google
O bom e velho Google é uma excelente ferramenta gratuita para encontrar casos de plágio na internet. Para isso, basta colocar uma frase ou um parágrafo do texto desejado entre aspas duplas no campo de pesquisa e clicar em pesquisar. Ao colocar aspas duplas em uma frase ou parágrafo, o mecanismo de busca irá buscar as palavras exatamente na ordem em que foram digitadas.

Para facilitar a busca, recomenda-se colocar frases da conclusão ou das considerações finais do trabalho. Afinal, dois acadêmicos podem chegar aos mesmos resultados e às mesmas conclusões, mas dificilmente irão descrevê-los exatamente com as mesmas palavras.

google.com.br

Plagium
O plagium.com é um site desenvolvido pela Septet Systems Inc. e que utiliza técnicas avançadas de busca para aprofundar a exploração de documentos na internet. O serviço de busca por plágios é gratuito, prático e bem simples de usar.

Basta digitar ou colar no campo de busca o texto a ser analisado e clicar em “Busca rápida”. Na versão Beta (e gratuita) do site, o texto é limitado ao tamanho máximo de 25 mil caracteres, que são mais que suficientes para detectar a maioria dos casos de plágio.

Nos resultados da pesquisa é possível encontrar os documentos na internet que possivelmente também utilizam o texto digitado, com seus respectivos links para conferência. O site disponibiliza também uma nota, em porcentagem, para a coincidência entre os textos digitado no campo de busca e os encontrados em cada texto da internet.

plagium.com

Plagiarism detect
O plagiarism-detect.com também é um serviço online gratuito para detectar plágios em documentos, textos ou websites. Nesta ferramenta é possível digitar (ou colar) o texto a ser verificado no campo de pesquisa, assim como no plagium.com, ou então fazer o upload de um arquivo para ser analisado.

Como resultado da pesquisa, o site apresenta a porcentagem do conteúdo plagiado, os links para os trabalhos similares, a porcentagem de conteúdo similar em cada fonte e as frases comuns aos dois trabalhos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Desafios da Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas

%d blogueiros gostam disto: